quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Focar em uma prática mediática.

O professor Pedro, falou para escolhermos um assunto dentro de práticas mediáticas e escrever sobre isto no blog como forma de avaliação da disciplina. Até o momento, ainda estamos criando, organizando e pensando no blog. Como já tinha um blog criado pensando no curso, estou começando a usá-lo para a disciplina.

Agora, devo escolher um tema para falar; já delimitei bastante as minhas possibilidades, e agora estou em dúvida entre dois assuntos: Aprendizagem com vídeos ou Aprendizagem com jogos. Agora, preço a ajuda de meus colegas para decidir. Enquanto não decido falarei um pouco de cada assunto, para que possam ver minha duvida.

Por que falar sobre vídeos?
Os vídeos geram informações para os dois sentimos mais usados na educação: audição e visão; e, muitas vezes, são os únicos sentidos explorado pelos pais e professores. Com a palavra "vídeo", eu me refiro à Televisão, filmes, desenhos, uma filmagem etc. Falar de vídeos abre a possibilidade de falar de muitas coisas, porém eu quero me focar na aprendizagem e na mediação.

Por que falar de jogos?
Aprender brincando: talvez esta seja a melhor maneira de definir a aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. As pessoas em geral aceitam bem o fato de que brinquedos de bebes podem estimulá-los; existem jogos de tabuleiro que, mesmo sem terem sido pensados como um meio de aprender, permitem que crianças e adultos aprendam coisas novas. Os jogos são muito usados nas escolas (pelo menos as dinâmicas conhecidas por muitos) e em nossos lares (quando as famílias podem e querem usar brinquedos pedagógicos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário