sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

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A popularização da internet transformou muitas de nossas atividades diárias, e educação também foi afetada pela internet.
Desde o começo da internet, já existiam universidades que a usavam, com a popularização, parte do conteúdo das instituições de ensino foi liberado para o público. Antes mesmo do Google, já existiam bons sites de busca que e mesmo com a limitada internet discada, a internet se tornou bastante popular no Brasil e muitos dizem não esquecer a primeira conta de telefone depois da internet.
Atualmente, sites como o Google nos permitem encontrar outros sites que nem imaginávamos. Para muitos da minha geração, as pesquisas para trabalhos da escola pode ser dividida em:
Antes dos sites de busca / Depois dos sites de busca;
e ainda:
Antes da Wikipédia / Depois da Wikipédia.
Depois de descobrir esta enciclopédia livre, aprender em frente ao computador se tornou rotina.
Este potencial de transmissão de informação é o ponto forte da internet e seu ponto fraco! Eu posso simplesmente alterar/escrever um artigo na internet falando sobre a criação da internet, porém, como eu não presenciei, nem li o relato das pessoas que presenciaram, é provável que eu fale coisas erradas sobre a criação da internet. Isto não acontece apenas com fatos históricos, mas qualquer assunto pode ser escrito por qualquer pessoa, e nem sempre quem escreve tem total domínio sobre o assunto. Isto é um problema que pode ser facilmente resolvido pelos professores, pois mesmo com sites não tão confiáveis (como Wikipédia), temos verdadeiras bibliotecas on-line, temos sites feitos por professores e várias outras fontes dignas de um trabalho acadêmico. Sabemos, então, que para quem sabe usar, a internet é uma grande amiga da educação e da aprendizagem.
A grandiosidade da internet, porém, pode acabar! Existem 2 projetos de leis estadunidenses que pretendem limitar a internet. A primeira vez que ouvi falar do PIPA (sigla em inglês para "Ato de proteção e IP"), pensei que fosse exagero; e quando ouvi do SOPA (sigla em inglês para "Ato: Pare com a pirataria online") pensei que seria apenas o fim da pirataria. Depois que pesquisei sobre estas leis, descobri que realmente são perigosas, como recebi informações resumidas (um pequeno mal da distribuição livre de informação) não sei diferenciar as duas leis, mas se elas forem aprovadas algumas coisas podem acontecer:
-O governo dos EUA terá total poder de censura na internet para proteger direitos autorais, logo todas as redes sócias e sites de busca poderiam ter o domínio bloqueado.
-A pirataria on-line não vai acabar nos EUA, mesmo com o domínio bloqueado, pode-se entrar em um site pelo IP (74.125.47.191 é IP do Google, logo se pode usar isto no lugar do endereço). E mesmo com o IP bloqueado nos servidores de internet, pode-se usar um "IP pirata", onde outro site (com outro IP ou endereço) acessa o site por você.
-O Brasil será afetado. Mesmo com este bloqueio acontecendo apenas nos EUA, sites como Facebook, e a dezena de sites Google tem servidores nos EUA, e o bloqueio poderia permitir, também, que eles funcionem. Logo, enquanto o Google.com.br funcionaria, o Google.com não. Isto daria muito prejuízo para as empresas, e logo poderia diminuir a qualidade do produto (e é claro, qualquer site dos Estados Unidos poderia deixar de existir de um dia para o outro).
-Mesmo sites que funcionam fora dos EUA podem ser bloqueados. A internet viu recentemente que o site Megaupload (para mim, era o melhor do gênero) foi fechado pelo FBI, e o principal motivo divulgado foi acusação de pirataria.


Mostrando ainda que os vídeos são um ótimo meio de ensino e aprendizagem, vejam este vídeo em que alguém que entende do assunto falou algum tempo atrás (creio que o original é de 2010):

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